Procedimentos para entrega das teses e dissertações na BU
PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO, VÁLIDOS A PARTIR DE 01 DE AGOSTO DE 2019
Para o depósito digital da dissertação/tese defendida nos Programas de Pós-Graduação da UFSC, é importante o cumprimento dos itens a seguir:
Elaboração
- Normalizar o trabalho em formato A4, conforme template.
- Verificar se é necessário adicionar, além do resumo e abstract (itens obrigatórios), o resumo expandido.
- Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la após a folha de rosto.
- Converter o arquivo para PDF/A.
Certificação Digital
OBS: Utilizar os navegadores Chrome ou Opera para realizar o processo de criação de certificado digital.
O trabalho de conclusão de curso deverá ser assinado eletronicamente pelo orientador e coordenador do curso, conforme o manual a seguir:
Manual – Criação e Inclusão de Assinatura Digital – Atualizado em 29.10.2019
Lembrando que o certificado digital ICPEdu é uma modalidade que permite que instituições realizem a emissão de certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, de forma rápida, automatizada e gratuita, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
Depósito
ATENÇÃO: conforme Art. 7º, §6º, da RN 46/CPG/2019, A Biblioteca Universitária tem até 15 dias úteis para a homologação do depósito, para que a Coordenadoria do Programa possa dar início ao processo de expedição do diploma.
- A submissão deverá ser realizada pelo aluno via Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca Universitária.
- Em caso de pedido de restrição temporária do trabalho, para fins de publicação de livro ou de artigo em periódico, o aluno deverá informar em campo específico, no momento da submissão. O período de embargo é limitado em, no máximo, um ano.
- Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação do Trabalho de Conclusão, o autor deverá incluir um arquivo com a declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
- Quando houver necessidade de submeter mais de um arquivo (Declaração da SINOVA, Material adicional, etc.) o arquivo deverá ser “zipado”.
Para baixar o manual de procedimentos, clique no link a seguir:
Para mais informações, consulte:
- Resolução NORMATIVA nº 46/2019/CPG – Dispõe sobre os procedimentos para elaboração e depósito dos trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e de doutorado na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.
- Ofício Circular N.º 46.2019.PROPG – Documentos para expedição de diploma de mestrado e de doutorado e procedimentos para entrega das teses e dissertações.
- Resolução Normativa nº 20/CC, de 21 de março de 2019 – Dispõe sobre a revogação da Resolução Normativa nº 18/2017/CC, de 16 de novembro de 2017, que tratava sobre a cobrança de multa por atraso na entrega.
- Resolução Normativa nº 95/CUn/2017 – Dispõe sobre a pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Santa Catarina.
- Resolução Normativa nº 59/CUn/2015 – Dispõe sobre o uso do nome social.
Fonte: Site da BU (http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/)